Archive for the ‘Sabedoria’ Category

Tenha fé

Author: susanadeoliveira

“Para que todos observem, saibam, considerem juntos e compreendam que foi a mão do Senhor que fez isso.” Isaías 41.20

Há muito que podemos fazer. Podemos lutar, podemos correr a traz, trabalhar, dar duro. Mas sempre chega num ponto onde dali em diante, naturalmente ou sozinhos, não conseguimos mais avançar. Sabe quando fazemos tudo que estava ao nosso alcance?!

Mas parece que o próprio Deus, por vezes, aguarda esse ponto chegar. E, nesse momento, justo no esgotamento de nossas possibilidades, é que Ele age para que fique claro, para que fique evidente em nossas vidas a sua ação linda, maravilhosa, poderosa, amorosa, milagrosa e divina!

É bom conhecer quem nos somos, em potencial e limitação. Ainda que esse último seja difícil de assumir. Mas é ainda melhor conhecer quem Ele é. Infinita bondade e poder.

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”
Hebreus 11:6

Vai ao mar

Author: susanadeoliveira
.
.
“(…) vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda (…)”
Mateus 17:27
.
.
Mulher, Ele se importa conosco, Deus se importa. Sabe dos mínimos detalhes. Como são lindas as palavras de Jesus, tesouros escondidos, preciosíssimos. Para cada situação um ensino, uma deixa, uma promessa, um conforto de seus cuidados. Naquela ocasião, havia um imposto a ser pago, uma quantia em moeda. Jesus orienta seu discípulo que vá ao mar. Pedro sabia pescar, era sua profissão. Não foi a toa que o mandou ao mar. Como é valioso o trabalho de nossas mãos! O que você pode fazer com suas mãos?! Vá ao mar. Encare o mar e lance o seu anzol. Qual é a direção que Ele te orienta a lançar o seu anzol? Suas palavras tem poder. Faça isso com fé, mulher. E continue crendo! Seus braços ficaram fortes. Você é forte e corajosa. Mas sabe, descansa, confia em Deus! Ele tem cuidado de nós. E o primeiro peixe que fisgar, na sua boca, lá estará sua moedinha. Pode ser difícil compreender, mas o fato é que não precisamos de dinheiro, essa vida não é uma corrida atrás do vento! Tudo o que precisamos está escondido em Cristo. E Ele é fiador de suas promessas. Sorria para o futuro certo e cheio de esperança que o Pai preparou para você e para os seus queridos.

E se a cura não vier?

Author: susanadeoliveira

E se a sua cura não vier? Se o seu pedido não for atendido? E se a cura não vier bem da maneira como você imaginou? E se, ao orar em favor de alguém, a cura não vier?

A figura do atleta tem sido uma grande inspiração para mim nesses últimos tempos. O esforço, o aprendizado, a perseverança, as dores, a disciplina, o abrir mão, a rotina com propósito, os olhos fixos no alvo, fixos na recompensa, a superação. Não é moleza!!! E se você parar para analisar bem, se parece muito com o exemplo de Cristo!

É verdade que Cristo espalhou esperança por onde andou e curou muitos. E ainda hoje, quantos são curados por seu amor e misericórdia! Eu mesma sou testemunha disso! Porém, ele sabia que a sua própria carreira era um caminho de dores, de sacrifício. Sabia que não seria fácil cumprir com seu propósito de vida, mas perseverou até o fim. Amou até as últimas consequências. Seus olhos estavam fixos na recompensa. Orou, pediu ao Pai que, se fosse possível, que Ele não passasse por tudo aquilo. Chegou a suar frio, não!, chegou a suar sangue. E naquele dia não teve uma resposta “positiva” de Deus, apenas ouviu o deboche do povo: se você é filho de Deus, salve-se a si mesmo! Desce daí cara, se você tem mesmo poder.

Nos dias de hoje, o deboche vem de dentro das igrejas. Você ainda não foi curado?! É porque você não tem fé. Fulano orou e a pessoa não foi curada? É porque ele não tem poder, não sabe orar, está em pecado. E por aí vai. São os famosos amigos de Jó. E pior, já ouvi relato de gente que foi rejeitada na igreja por não receber a cura. Algo do tipo, “nossa igreja é a igreja dos milagres, então não fica bem ter um cadeirante aqui que não foi curado.” Triste realidade. Tão triste quanto previsível.

Antes de Cristo, a Bíblia já nos alertava sobre profetas que pregam, não o que Deus quer, mas profetizam aquilo que o povo quer ouvir. E, do outro lado, um povo que adora ouvir mentiras. Gente, quem não quer ser curado? Quem não quer ficar livre de privações? Quem não quer ter paz ao seu redor? Observe com atenção o que diz o profeta Jeremias, cerca de 600 anos a.C:

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Não ouçam o que os profetas estão profetizando para vocês; eles os enchem de falsas esperanças. Falam de visões inventadas por eles mesmos, e que não vêm da boca do Senhor.
Vivem dizendo àqueles que desprezam a palavra do Senhor: ‘Vocês terão paz’. E a todos os que seguem a obstinação dos seus corações dizem: ‘Vocês não sofrerão desgraça alguma’.
Mas qual deles esteve no conselho do Senhor para ver ou ouvir a sua palavra? Quem deu atenção e obedeceu à minha palavra?”
Jeremias 23:16-18

Depois de Cristo, para ninguém dizer que não foi citado o novo testamento, um homem que curou muitos e sem dúvidas se tornou um exemplo para todo cristão é Paulo. Paulo já estava vivendo o tempo da graça e também recebeu um parecer diferente do que desejava ao pedir pela cura divina: “Minha graça te basta, Paulo”. Tomou parte nos sofrimentos de Cristo e lutou até o fim seu bom combate, guardou a fé.

O exemplo de Cristo então é sublime! Ele frequentava a presença Deus e se submetia aos conselhos, à voz de Deus. Ele sabia que se Deus quisesse poderia livrá-lo daquele sofrimento. Mas estava disposto a morrer por amor ao Pai e também por amor à humanidade. Obrigou seu próprio corpo à obediência até o fim, mesmo sabendo que isso lhe custaria muito caro, iria doer muito.

Longe de ser simples falar sobre sofrimento humano. Mas há algo de muito errado na mensagem proferida dentro de nossas igrejas.

Pode ser que Deus não tenha uma resposta imediatamente positiva ao seu pedido. Pode ser que Ele queira alguma mudança de sua parte antes. Olhe mais uma vez para a figura do atleta. Imagine que ele pedisse a Deus para vencer, porém dia após dia, não fizesse uma dieta própria, não saísse para seus treinos, não se submetesse ao comando do treinador, usasse drogas, fumo e bebidas alcoólicas a vontade… nem precisa continuar, não é?!

Pode ser que Ele não tenha uma resposta imediatamente positiva ao seu pedido. Pois pode ser que Ele queira usar essa circunstância para atrair toda a sua família e queridos para mais perto dele, para que muitos encontrem o arrependimento, perdão, a salvação e a vida eterna através do seu testemunho de coragem, superação, fé e gratidão. Lembre que uma vida vale mais que o mundo.

Pode ser que Ele não tenha uma resposta imediatamente positiva ao seu pedido. E queira trazer algumas curas antes no seu íntimo mais profundo, doenças da alma, pesos tão intensos que o corpo não pode suportar mais, mágoas e culpas do passado, orgulho, inseguranças e medos. De que adiantaria ele curar o sintoma visível no corpo se a causa é invisível e continua?! Deus conhece você por inteiro.

Pode ser que Ele não tenha uma resposta imediatamente positiva ao seu pedido. Mas o treinador queira te fazer não um atleta comum, algo mais. Mais forte, mas resistente. Capaz de se levantar novamente, novamente e novamente. Capaz de ser lançado mais longe. Capaz de encontrar força em Deus e ser o próprio milagre. Capaz de encorajar outros, enxergar outros, ter compaixão.

Uma coisa que Jesus nos ensina claramente com sua história é a lutar e a vencer. Ele não negou que os nossos dias são maus, difíceis de suportar. Mas nos aponta o caminho para vencer. Ele é o caminho. Ele é a nossa cura.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Será que quando Ele voltar para enfim acabar com essa era de dores e estabelecer seu reino de paz, justiça, amor e alegria, vai encontrar gente como aqueles rapazes prestes a serem lançados na fornalha?! Eles tinham certeza de que Deus poderia os livrar e os livraria, mas ainda que Ele não o fizesse fisicamente, estavam seguros nas mãos de Deus. A coisa mais preciosa que podemos alcançar em Deus, Jesus Cristo conquistou na cruz: a vitória sobre a morte, o perdão, a reconciliação e a paz com Deus, a vida eterna para todo aquele que crê. Graça sobre graça. Ainda que o nosso corpo seja destruído, essa recompensa ninguém pode arrancar de nós.

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (…) E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:1,4

Acredite.

Author: susanadeoliveira

Por que é tão difícil acreditar em nós mesmos?! Acreditamos no outro, no artista, no empresário, no profissional liberal, no professor, no colega, no amigo. Mas por que não em nós mesmos?! Talvez esse seja um dos grandes motivos para que o ano passe tão rápido e as coisas mudem tão lentamente em nossas vidas.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!
Se eu os contasse seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo.

Salmos 139:13-18

Estou convencida de que não acreditar em si mesmo é uma tremenda desonra ao Deus criador! Um desperdício! Um insulto à sua sabedoria, competência e criatividade! Compreende?! Ele te fez, Ele te formou desde o ventre. Ele idealizou você, planejou seus dias, pensou exaustivamente em você, em cada possibilidade! Habilidades, dons, talentos, aparência, temperamento, cultura, nacionalidade, tudo! Ele pensou cada detalhe. E, se tentássemos dimensionar seus pensamentos a nosso respeito, passaríamos a eternidade fazendo isso!

Acredite, Deus tem mais para você e para mim. Acredite investindo, planejando, executando, e ao errar, se levantando, se renovando, se aproximando do criador, conhecendo seus projetos maravilhosos a nosso respeito! Acredite e rompa com os costumes, com as heranças familiares! Acredite e vá adiante. (A quanto tempo você faz o que faz da mesma maneira? A quanto tempo tem as mesmas histórias para contar? As mesmas reclamações? A quanto tempo compartilha os mesmos temores e ressentimentos?) Honre o Criador, desvende o coração do Arquiteto, seja o orgulho do seu Pai e lhe dê um sorriso em 2014. Acredite, vocês vão sorrir juntos, eu garanto!

Para onde se inclina?

Author: susanadeoliveira

Pois Deus não nos deu Espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
2 Timóteo 1:7

Perfeito! Deus não nos deu um Espírito de covardia! E, repare, não um Espírito de poder ou amor, mas um Espírito de poder somado ao amor em perfeito equilíbrio! Não um Espírito inoperante ou improdutivo, nem um Espírito corrupto ou egoísta. Ao contrário, um Espírito de autoridade e vida, de amor e perfeita harmonia. Espírito de paz.

O covarde é aquele sujeito temeroso demais para agir. Medos, dúvidas e apreensões o dominam e o fazem inoperante. Falta-lhe ou sobra conhecimento?! Sua insegurança o deixa paralisado diante das situações. O covarde pode até ter ares de superioridade quando, ao polemizar um assunto, tira de si a responsabilidade de qualquer ação já que tudo é tão complexo nessa vida, ele se desculpa. Pura vaidade. Também pode ser o sujeito depressivo, mergulhado em suas amarguras de estimação, ressentimentos, traumas, síndromes, solidão, doenças, etc. Puro egoísmo e autocomiseração.

Não, o Espírito que Deus nos deu não é de covardia! Mas de poder. Poder no sentido primeiro e imaculado (sei que o sinônimo mais próximo de poder nesse pais verde e amarelo se tornou corrupção, mas vamos voltar às origens, ok!?) É possível que alguns logo relacionem o poder do Espírito com a questão dos dons espirituais. E talvez outros façam uma relação mais imediata com o conhecimento e a autoridade. O fato é que podemos facilmente relacionar a palavra poder com os significados de conhecimento, faculdade, influência, autoridade, posse, atribuição, força, vigor e possibilidade. Ou seja, tudo isso o Espírito Santo de Deus pode nos dar! Tudo isso que olhos viram e ainda não. Mas não passará de vaidade caso todo esse poder não seja canalizado para o objetivo puro e santo do coração de Deus para cada um de nós: a prática do amor.

Sei que é preciso desprendimento e coragem para pratica-lo. E uma boa dose de simplicidade. Sim, porque se permitirmos, as preocupações dessa vida nos sufocam! Para amar além das palavras é preciso desprendimento, investimento de tempo, dinheiro, dedicação. É preciso coragem para fazer algo sem esperar em troca. Fazer pelo outro. Pode não haver reconhecimento, pode haver até rejeição! E é preciso simplicidade para abraçar um desafio que possivelmente não vai mudar o mundo, não vai aparecer no jornal, mas pode marcar ou mudar a vida de uma pessoa.

Porém, a vaidade também fica a espreita. O sujeito que pratica a caridade pode facilmente ser dominado pela vaidade ao se considerar superior aos outros e/ou autossuficiente. Deus é amor. (1 João 4:8) Sua natureza, sua essência é o amor. Nós dependemos dessa fonte que nos sara a cada dia do nosso egoísmo e orgulho doentios. Não há um justo, nenhum sequer! (Romanos 3:10) Aquele que se considera bom, não encontra em si erro, não consegue perceber sua pobreza, sua nudez! Ele não diz, mas com suas atitudes está proclamando que não precisa do sacrifício de Cristo. Ele não tem falhas, portanto não precisa de perdão ou salvação. Ele já é bom, já é suficiente. Que engano terrível! Quem rejeita o filho, rejeita o Pai. (Lucas 10:16 e Mateus 10:32,33) E tudo isso é uma grande vaidade.

Por vezes sou o covarde, tão covarde. Por vezes me sinto superior, seja em conhecimento, seja na prática do amor. E a triste conclusão é que isso quer dizer que muitas vezes sou pura vaidade! Paulo tinha razão, “Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:24) A resposta é Jesus Cristo. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito(…) Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” (Romanos 8:1,5-6)

Gracioso é o amor de Cristo! Em Cristo recebemos esse selo, o Espírito Santo de Deus. Então, voltemos o coração para o Espírito! Voltemos! Vamos nos arrepender dia após dia e produzir frutos que mostrem esse arrependimento! Ainda que imperfeitos e tão disformes, seja a nossa inclinação para as coisas do Espírito de Deus! Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

Pedalando no sertão

Author: susanadeoliveira

Assistam!!!

http://vimeo.com/73620728

.

Simplesmente lindo!!! Grande inspiração. Não apenas me emocionei, foi encorajador e motivante. Uma lição de vida.

- “ele só deixou saudade e a palavra de Deus” – dona Terezinha se referindo ao pastor Ubiratã.

Quem não gostaria também de ser lembrado dessa maneira?!

.

Uma vida com propósito, com real sentido! É isso que o Criador idealizou para todos nós! E em todos os aspectos de nosso ser: mental, profissional, afetiva e espiritualmente! Tudo se conectando e somando, potencializando! Não desprezes nenhum aspecto de sua composição!

“Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma.”
Salmos 139:14

Não sei te dizer porque Deus fala “picado” conosco, (já se perguntou isso alguma vez?!) mas sei dizer que se persistir em ouvir, buscar compreender e teimar em obedecer as peças desse quebra-cabeças vão se encaixando e desenhando uma harmoniosa e única paisagem! O caminho, aquele que leva à vida, continua estreito. Jesus disse: Eu sou o caminho.

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”
Romanos 8:28

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Provérbios 3:5-6

Imagens.

fonte. http://vicioemquebracabeca.wordpress.com/

Em paz no dia dos pais

Author: susanadeoliveira

Ontem foi um dia festivo para alguns, mas sei que ainda doloroso para muitos outros. Por isso queria deixar de coração um abraço apertado a todos que sentiram mais uma vez a ausência do seu pai, seja ele ainda vivo ou in memorian. Não sei bem porque, mas alguns amigos me vieram a mente diversas vezes durante o dia de ontem e fiquei pensando se cada um de vocês poderia alcançar o consolo e o amor de Jesus nesse dia! Sabe, sempre teremos a opção de culpar Deus ou de contar com Ele diante das aflições dessa vida!

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (palavras de Jesus) João 16:33

Assim como você, naquela ocasião Jesus era humano e sentiu como homem a dor da separação, a dor da ausência de seu pai. E como doeu. Da cruz,  ” por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni? ” que significa: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? ” (Marcos 15:34) Pois o pecado é o que nos separa de Deus Pai (Romanos 3:23,24), e imagine, ele tomou sobre si todos os nossos pecados e iniquidades! O peso das injustiças de toda a humanidade! Era preciso que alguém pagasse o preço para que nós, de graça,  pudéssemos vencer, assim como ele venceu. Você recebe esse presente?! Sim, eu recebo.

Se o sacrifício de Jesus nos garante vitória até mesmo sobre a morte, o que dizer de nossas passageiras e momentâneas aflições?! Acredite, ele conhece sua dor e se importa. Conte com Ele.

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito.
Vou preparar-lhes lugar.
E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
Vocês conhecem o caminho para onde vou”.
Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? “
Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” João 14:1-6

Sozinho!?

Author: susanadeoliveira

Vindo comemorar o início de mais um extraordinário ano, vi um homem que me chamou a atenção. Um solitário em noite de virada.

Essa data é tão envolvente que, imagino comigo mesma, ele deve ter dado alguns abraços ao soar dos fogos da meia noite, não é?! Sentado numa mesa de bar, algumas garrafas na mesa, olhar distante. Aquela imagem congelou em minha mente. Nunca passei um reveillon sem estar cercada de gente! (pausa) Mas é bem verdade que já passei alguns me sentindo só.

Tenho boas notícias aos solitários de plantão: você não está só! Garanto que já conhece essa verdade, mas talvez nunca tenha experimentado de fato. Ou então, pode ser que apenas esteja se esquecendo, deixando passar batido simplesmente o essencial.

A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco“. Mateus 1.23

Fazemos tantos planos, avaliamos criteriosamente o ano que se finda e definimos metas, fazemos contas e mais contas, idealizamos e projetamos o ano que vem (e chegou!). Mas no coração, se formos bem sinceros, veremos que o essencial, aquilo que mais ansiamos e necessitamos é uma amizade real com Deus. Emanuel, Deus conosco.

Jesus, Deus conosco, é a encarnação do anseio de Deus pela nossa amizade. A fé em Jesus Cristo e um genuíno arrependimento é o caminho de volta para Deus. Em primeiro lugar você precisa querer. Porque foi por conta do nosso egoísmo, das nossas maldades, injustiças, nossa cobiça, ira, malícias, mentiras, ou seja, por conta dos nossos pecados fomos separados de Deus. Não se engane, não há um justo sequer! Queira se arrepender. Deseje por esse concerto. Ore. Se arrependa. Mas é importante que saiba que Deus deseja caminhar lado a lado com você muito antes de você nascer!

Amizade com Deus é nunca estar só. Ter a segurança de que, em sua companhia, tudo irá bem. A certeza de que seus conselhos são rio de vida. É caminhar do lado daquele que nunca traiu e para sempre se mantêm fiel.  Ser amigo de Deus é ser amado incondicionalmente dia após dia. É ter um ombro para chorar e aliviar os pesos dessa vida. Sem dúvidas, um socorro nos dias de angústia. Um refúgio, um silêncio. Ser amigo de Deus é a certeza de que você nunca terá de suportar a dor de perdê-lo. E nem a dor de se perder.

Impossível… naturalmente

Author: susanadeoliveira

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.

Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.

Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva.

Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.

“Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral.

Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

Lucas 6:27-35 (ensino de Jesus)

É impossível viver dessa maneira naturalmente! Só nos resta uma oração: Pai, muda o meu coração e me faz conforme a imagem de Cristo! Muda o meu olhar. Troca a minha ira e indignação por amor. Muda o meu senso de justiça própria pela tua justiça, que é graça e misericórdia. Põe temor no meu coração e não deixa que eu me esqueça que com as mesmas medidas que eu medir também serei medida. E que, assim como tenho perdoado serei também perdoada. Faz o impossível ser possível dentro de mim. Amém.