Archive for the ‘Livros’ Category

Sentido

Author: susanadeoliveira

Acabo de concluir uma leitura fantástica! Reflexão profunda sobre o universo que criamos: um mundo de coisas, não de pessoas. Leitura obrigatória para feministas, machões, e para os que se acham bem equilibrados e centrados também, ou seja, leitura obrigatória para todos! Vale a pena. Um convite a re+humanização de nós mesmos e a uma reflexão sincera sobre a missão e o sentido do ser mulher.

Não é o primeiro livro que leio sobre mulheres escrito por um homem. Esse é médico, um psiquiatra Suíço. (ao ler, imaginei um bom velhinho, super mega instruído porém doce e sensível). É estranho, mas acho difícil alguma de nós não se identificar. Como ele conseguiu expressar em palavras coisas tão profundas da realidade que experimentamos nos dias atuais e que sem dúvidas nos inquietam, nos agridem, nos confundem. Sentia e percebia porém ele verbalizou, problematizou, construiu o raciocínio e trouxe a reflexão e isso fez toda a diferença. Ainda estou mastigando.

O que posso dizer é que me ajudou a encontrar ou buscar ainda mais sentido. Me ajudou a esclarecer ainda mais o sentimento de liberdade que não quero perder: não eu não tenho que fazer nada que a sociedade me impõe, eu sou livre para encontrar o meu caminho, para descobrir e viver minha missão de vida como mulher, esposa, filha, arquiteta, compositora e, se Deus assim permitir em breve, mãe. Me ajudou a perceber que aquilo que nós temos de único e feminino, tem valor inestimável. Num mundo de objetividade, racionalismo, dominação pela força, dureza, rivalidade, chatice, conhecimentos e coisas, tendemos ao desequilíbrio total. Não é sustentável. O papel da mulher não é de mostrar que ela pode fazer o mesmo que os homens! Já provamos isso para nós mesmas, não há limites para nós. Mas podemos contribuir com algo mais. A valorização da pessoa, a visão de mulher, a intuição, a contemplação, o subjetivo, porque não um pouco dos sentimentos de que os homens tanto se escondem e temem, o diálogo, o prazer de servir e estar junto, a ternura, dentre tantos outros aspectos tomados com desprezo ou mesmo como fraqueza.

“Nossa civilização ocidental é regida por valores masculinos: objetividade, razão, poder, eficiência, rivalidade. O homem se interessa mais pelas coisas; a mulher pelas pessoas. Ele construiu um mundo das coisas, uma máquina perfeita, enquanto a pessoa sofre, é coisificada. Daí o contraste entre o notável processo científico e tecnológico e degradação da qualidade de vida, questão subjetiva e afetiva. A ‘Missão da Mulher’ – Paul Tournier – celebra a intuição feminina, em vez de menosprezá-la. Enfatiza a complementariedade entre homem e mulher como desejo e beleza do Criador.” (Tais Machado, psicóloga e secretária de capacitação da Aliança Bíblica Universitário do Brasil)

http://www.ultimato.com.br/loja/produtos/a-missao-da-mulher-2-edicao

Leituras para a dama e seu senhor

Author: susanadeoliveira

Definitivamente, 2013 foi um ano de me dedicar a “colocar a casa em ordem”. Aprender a ser esposa, a edificar um lar. E duas leituras foram simplesmente maravilhosas! Indico de coração!

A 1ª delas, é de T.D. Jakes – A Dama, Seu Amado e Seu Senhor – Mundo Cristão. Fala das três dimensões do amor feminino. Me edificou profundamente, solidificou princípios, abriu meus olhos para outros. Lindo! Leiam! A meu entender, não é destinado apenas às mulheres, todo homem que deseja compreender um pouco melhor o coração feminino deveria ler! Ao contrário de todos os livros a respeito de mulheres que eu já li até hoje, este foi escrito por um homem, um pastor. E isso faz toda a diferença. Além de tratar das questões femininas está todo o tempo fazendo isso contrastando com o universo masculino. Como foi enriquecedor no sentido de me ajudar a compreender o universo masculino em termos de leitura das situações, expectativas, dilemas, etc.

O 2º livro na verdade é um livro de pequenas reflexões diárias para o casal. Lindo! Tem uma leitura para cada dia do ano. Muito relevante! Ensina, exorta, leva para palavra, traz luz para questões que normalmente tendem a ficar mal resolvidas, ajuda o casal a se comunicar em assuntos difíceis, ajuda a desenvolver o hábito de fazer um tempo devocional de reflexão e oração juntos, enfim, é uma bênção! Anotem o nome: Devocional para Casais . Reflexões para uma vida a dois, de Jaime e Judith Kemp, ed. Hagnos.

O sentido da vida – ParteII

Author: susanadeoliveira

mais alguns versículos de Eclesiastes:

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”
Eclesiastes 9:10

“Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.”
Eclesiastes 9:11

“Ai de ti, ó terra, quando teu rei é uma criança, e cujos príncipes comem de manhã.
Bem-aventurada tu, ó terra, quando teu rei é filho dos nobres, e teus príncipes comem a tempo, para se fortalecerem, e não para bebedice.
Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja.”

Eclesiastes 10:16-18

“Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.”

Eclesiastes 11:4-6

“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.”

Eclesiastes 11:9-10

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;”
Eclesiastes 12:1

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”

Eclesiastes 12:13-14

O sentido da vida – ParteI

Author: susanadeoliveira

O livro de Eclesiastes – Bíblia Sagrada – guarda muitas reflexões profundas e simples a respeito do sentido da vida, do trabalho, das coisas, do dinheiro, das pessoas etc. Se entrou na roda viva e se perdeu, se vai tomar decisões importantes a respeito de vida profissional, se anda fazendo planos a longo ou médio prazo ou mesmo se não costuma fazê-los, vale a pena a meditação.

Alguns versículos.

“Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.”
Eclesiastes 2:23

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
Eclesiastes 3:1

“Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?”
Eclesiastes 3:22

“Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito.”
Eclesiastes 4:6

“Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”

Eclesiastes 4:8-12

“Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.”
Eclesiastes 5:2

“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.”

Eclesiastes 5:4-5

“Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.”
Eclesiastes 5:7

“No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.”
Eclesiastes 7:14

“Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.”
Eclesiastes 9:9

(Sem) medo de viver

Author: susanadeoliveira

Medo de errar, medo da condenação de Deus, medo da opinião dos outros, medo de não ser capaz, medo de perder, medo de se ferir, medo do dinheiro não ser suficiente, medo de não corresponder, medo das circunstâncias, medo dos homens maus, medo de não ser compreendido, medo de desastres naturais, medo de guerras. O medo nos paralisa, nos deixa improdutivos! Mas o verdadeiro amor lança fora todo o medo!

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia (temor/timidez), mas de poder (força/coragem), de amor e de equilíbrio (moderação/sabedoria).”
2 Timóteo 1:7

*** Quero indicar uma leitura:
Sem medo de viver – Max Lucado
Esse livro estava escondido na prateleira, mas devo dizer q está sendo uma leitura maravilhosa! Agora percebo o quanto deixei que muitos medos me paralisassem. Definitivamente com medo, ou, sem fé é impossível agradar a Deus! E essa leitura está aquecendo minha fé! Indico de coração!

Indico!

Author: susanadeoliveira

As vezes lemos mais as vezes menos… o fato é que nós brasileiros temos uma péssima disciplina de leitura… por isso, resolvi colocar como meta ler ao menos um livro por mês. Sei que é muito pouco ainda, mas já é uma medida. E resolvi me expor, porque assim a cobrança é maior! rsr… Quero também divulgar boas leituras por aqui, tantos livros que a gente está sempre retomando e que marcam a vida da gente…

Bom, estamos entrando em abril, portanto, foram 3 livros até aqui, eu indico todos os três!

DE TODO O CORAÇÃO – Vivendo a plenitude do amor ao Senhor . Luciano Subirá

VASO RESTAURADO – O vaso que deseja ser usado primeiro precisa ser restaurado . Raquel Emerick

REMOVENDO AS MÁSCARAS – Viver na verdade é viver na luz, é viver sem máscaras! . Hernandes Dias Lopes