Archive for abril, 2010

No ajuntamento…

Author: susanadeoliveira

No ajuntamento de nós todos, no ajuntamento da igreja, é quando um pode ver Jesus no outro e isso gera mais fome de Deus. Mas se nós estivermos tão cheios de nós mesmos, que proveito terá? (reflexões de um pequeno grupo de famintos)

O início e o fim

Author: susanadeoliveira

O início de tudo é a fé. É crer que Ele nos amou tanto! E a finalidade disso tudo é o amor. É aprender da Sua natureza, compartilhar da Sua divindade, com um fim: sermos capazes de amar. (reflexões a partir da segunda carta do apóstolo Pedro aos que, com ele, receberam a fé mais valiosa)

O Pão nosso de cada dia

Author: susanadeoliveira

Nada como um pão fresquinho pela manhã, não é?! Eu adoro! Fico pensando se Deus me dissesse: “Vou fazer chover pão dos céus para você a cada manhã! Pode recolher o que você precisar para aquele dia.” É exatamente isso que Ele está te dizendo agora!

Muito antes de Cristo, da época que Moisés acabara de viver aquele momento extraordinário com o povo, a travessia do Mar Vermelho, Deus disse que faria chover pão do céu. Chamaram aquele pão de Maná (Êxodo 16.31).

O Maná era branco como semente de coentro e tinha gosto de bolo de mel. Todos os dias eles recolhiam o que era necessário para aquele dia. E não deveriam guardar para o outro dia, com exceção do sábado, que era o dia de descanso. Se guardassem, daria bicho e passaria a cheirar mal.

Acontece que Ele é o mesmo ontem e hoje e sempre! Seu desejo por cuidar, alimentar e nutrir seu povo amado não mudou! A cada manhã, põe a sua disposição uma mesa farta de pães frescos, deliciosos! O verdadeiro pão do céu! Basta que você esteja pronto para recolher a sua porção!

“Declarou-lhes Jesus: Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu (…) Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; (…) ” (João 6. 32,35)

Dá pra imaginar as mãos do Pai, manhã após manhã, preparando o seu sustento, o seu alimento preferido, os nutrientes necessários, tudo o que você precisa para vencer este dia e abençoar tantas pessoas? Ele pôs o seu selo de aprovação nesse pão! (v.27) Tudo o que precisa fazer é retirar a sua porção… imagino o quanto deve ser triste para o Pai ver seus filhos rejeitando o alimento. Tentando armazenar comida, não de um dia para o outro, mas de um fim de semana para outro… a comida se estraga, dá bicho, cheira mal…

Eu vou me lembrar das mãos do Pai amoroso! Eu vou retirar a minha porção em Cristo a cada manhã!

“Obrigada, Senhor, pelo pão nosso de cada dia!”

Para aqueles que te amam…

Author: susanadeoliveira

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, 57d.C.)

Introdução

Author: susanadeoliveira

Neste caderno quero me dedicar a falar um pouco sobre a história da Igreja. Porque me parece que, em alguns momentos, a história da igreja não é, de fato, a história da Igreja. E os que se dizem Igreja por aí, pouco sabem a respeito de sua história. Tantas vezes pecamos por falta de conhecimento… Ou caímos nos mesmos erros de nossos pais ou então “cuspimos no prato depois de comer dele”. Eu vou me explicar.

Após apenas um século depois da formação da Igreja estabelecida por Jesus e seus apóstolos já podemos perceber diversas distorções, tamanhos desvios do evangelho pregado e vivido por eles. Em pouco tempo, e ainda mais ao longo dos séculos, percebemos não mais aquele organismo vivo, santo e cheio de misericórdia e graça fundado pelo nosso Amado, mas uma instituição rígida, gananciosa, cheia de orgulho e desejo pelo poder.

O desconhecimento desses fatos leva-nos a cair nos mesmos buracos, cometer os mesmos erros, agir com tamanha estupidez diante de Deus. Claro, afinal somos os mesmos. A mesma natureza caída, o mesmo orgulho, a mesma ganância, o mesmo egoísmo de sempre. Somente Jesus, o Cristo, pode nos dar uma nova natureza através de sua vida implantada em nós e, conjuntamente, o nosso eu sendo mortificado a cada dia por decisão e ação própria.

E é obvio também, que, ao longo de nossa história, houveram lampejos brilhantes, lindíssimos, que só poderiam ter vindo do alto mesmo! Mas por desconhecê-los, muitos chegam a cuspir na face de pessoas extraordinárias, servos piedosos de Deus, que em seu tempo marcaram a história e inspiram tantos cristãos verdadeiros até o dia de hoje. (A história desses, na verdade, devo citar por aqui, porém desenvolver com mais atenção num outro caderno: a nuvem.)

Minha peregrinação começa aqui. De uma história que conheço apenas de longe, em linhas gerais, espero começar ali, nos dias de Jesus e seus apóstolos, e chegar até os dias de hoje com, no mínimo, um caráter pouco mais aperfeiçoado e um pouco mais de temor no meu coração. Será um prazer tê-lo aqui, junto comigo. Seus comentários serão sempre preciosos.

Achado

Author: susanadeoliveira

Pare por um instante e pense no que João disse antes de vivenciar o fato, talvez, mais extraordinário de sua vida: “Fui achado em espírito no dia do Senhor.” (Apocalipse 1.10a) Outras versões dizem: Fui “arrebatado em êxtase” (católica), “achei-me no espírito” (NVI), fui “arrebatado no espírito” (Almeida corrigida e revisada).

Sabe, se foi achado é porque alguém o procurava. Foi, não apenas achado, mas também levado, arrebatado. Esse homem foi não apenas visitado por Deus, ele foi conduzido por Deus a um lugar muito especial.

Deus está perto! E procura por aqueles que se deixam encontrar. Mas estamos tão displicentes, tão preocupados, tão distantes. Qual será o dia do Senhor? Que dia será esse em que seremos encontrados? “Este é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade.” (Salmo 118.24) Hoje é o dia! Entenda: Ele é! Ele simplesmente é! Não há presente, futuro, passado! Ele é o grande Eu sou, este é o dia, e você é o alvo do seu amor!

Os dias são maus, é verdade… e aqueles de João também eram (por acaso, ele estava exilado na ilha de Patmos, por conta da perseguição aos cristãos). Mas Deus é bom! E o seu amor dura para sempre! Suas Palavras permanecem eternamente! Suas mãos não estão encolhidas, nem seus ouvidos surdos para que não possa nos ouvir. Estes são dias em que todo aquele que o chamar de coração simples e sincero será ouvido. Mais que isso, será achado. Quem sabe até levado…

E, acredite, se diante dessas reflexões, por um acaso achar que não sabe como orar ou buscá-lo, pode ter certeza, está no caminho certo. Apenas faça uma pausa e feche a porta.

Se eu puder…

Author: susanadeoliveira

“Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante, alegrar alguém com uma canção, mostrar o caminho certo, cumprir meu dever como cristão, que é divulgar a mensagem que Cristo deixou, então minha vida não terá sido em vão.” (Martin Luther King)

Não saia sem ele

Author: susanadeoliveira

É mesmo incrível a nossa capacidade de distração. Fico pensando quantas vezes, ao sair de casa, chego até o portão e volto até meu quarto para buscar algo que havia esquecido! (Se você riu é porque eu não sou a única!) Quando falamos de coisas naturais fica bem palpável, é claro. Mas, que dizer das espirituais?!

Antes de sair de casa, você coloca roupas apropriadas para as atividades do dia e carrega todos aqueles apetrechos que lhe serão úteis para diversos fins, não é?! Da mesma forma, seu Pai lhe deu as roupas apropriadas e as ferramentas úteis para que você não fique na mão. Ao contrário, para que você tenha sucesso em tudo! Quero destacar apenas uma: o escudo.

Hoje o dia começou diferente. Apesar de tê-lo comigo sempre, hoje eu acordei disposta a usá-lo! Se estiver duvidando que você já tem esse escudo, leia Efésios 6 dos versículos 11 a 18. É verdade, o Pai já nos deu o escudo da fé! Mas temos que usá-lo! Não adianta deixá-lo de enfeite! O texto é cheio de diretivas: “Vistam”, “mantenham-se”, “usem”… Logo cedo, comecei a exercitar minha fé. Ao invés de pedir, simplesmente comecei a declarar: Eu creio!

E, sabe de uma coisa, eu creio que Deus é bom. Eu creio que o seu amor dura para sempre. Eu creio que sua Palavra é viva e eficaz. Eu creio que Ele mesmo é o fiador de suas promessas. Que aquilo que Ele falou vai se cumprir. Creio que seus pensamentos são tão mais altos que os meus. Creio que eu não posso nada, mas tudo posso naquele que me fortalece! Creio que Jesus é o Cristo, o filho do Deus vivo! Creio tanto em Deus que não preciso temer os homens, nem a censura de suas bocas. Eles são como a relva que logo passa. Creio que tenho que viver o presente, é verdade, mas minha alma está ancorada na eternidade, no meu Eterno. Sim, eu creio.