Archive for novembro, 2010

Injustiça

Author: susanadeoliveira

Talvez um dos sentimentos mais difíceis de suportar. E o incrível é que todos nós já fomos injustiçados alguma vez na vida, não é!? Em maior ou menor escala, não conheço uma pessoa se quer que nunca tenha sentido na pele esse horror. Será que Deus não faz nada? Será que Ele se omite nessas horas? Será que a Bíblia fala alguma coisa a respeito desse assunto?

Jefté era um guerreiro valente. É assim que a Bíblia o identifica. Mas apesar de sua força, dedicação e coragem, seus irmãos o odiavam. E não aceitavam a ideia de dividir a herança da família com ele de jeito nenhum. Por quê? Era filho de outra mãe. Pior, era filho de uma prostituta. A situação ficou tão quente que o cara se viu obrigado a fugir. O pai, naturalmente, não fez nada a respeito.

Dá para imaginar essa situação?! Jefté não pediu para nascer! Que culpa ele tinha da vida louca da mãe!? Da infelicidade do pai!? Do ódio dos irmãos!? Sinto que muitos hoje compartilham desse mesmo sentimento por aí… Tenho boas notícias! Os olhos de Deus estão por toda a terra! O Deus Eterno é aquele que defende a causa dos oprimidos, dos injustiçados, daqueles cujo coração é completamente dele!!!

Algum tempo depois de ter fugido de casa, houve guerra em sua terra natal. Então os líderes do povo foram em busca de Jefté, já que era valente de guerra, para que ele retornasse e lutasse por eles. Mais que isso, se ele topasse lutar em favor deles, que ele se tornasse o seu comandante! Podemos dar alguns nomes para essa intervenção divina: vergonha para os opressores, honra para o injustiçado, justiça de Deus, compensação divina.

Algo extremamente difícil nisso tudo é que o nosso tempo não é o de Deus. Tenha coragem, não dessa de seus princípios, confie num Deus que é fiel, que não se esquece, aquele em quem habita a justiça, mantenha o seu coração correto até o fim. O fato de Jefté ter voltado e lutado por aqueles que o maltrataram mostra o seu coração. Jefté era um sujeito correto de coração e disposto a perdoar. Senão não teria voltado. Não teria sido honrado daquela maneira.

Ainda que os seus olhos não possam ver, saiba que há um Deus que tudo vê e, no tempo certo, fará a sua justiça brilhar como o sol do meio dia. Ele trará uma rica compensação para cada injustiça sofrida por aqueles cujo coração é totalmente dEle. O céu é a maior delas.

(a história de Jefté é contada na íntegra na Bíblia, no livro de Juízes, capítulo 11)

Eu vou

Author: susanadeoliveira

Me desculpem os pessimistas! Eu sigo com fé e cheia de esperança!!! “Não caminho por vista mais, pela fé…”