Archive for março, 2016

Sentido

Author: susanadeoliveira

Acabo de concluir uma leitura fantástica! Reflexão profunda sobre o universo que criamos: um mundo de coisas, não de pessoas. Leitura obrigatória para feministas, machões, e para os que se acham bem equilibrados e centrados também, ou seja, leitura obrigatória para todos! Vale a pena. Um convite a re+humanização de nós mesmos e a uma reflexão sincera sobre a missão e o sentido do ser mulher.

Não é o primeiro livro que leio sobre mulheres escrito por um homem. Esse é médico, um psiquiatra Suíço. (ao ler, imaginei um bom velhinho, super mega instruído porém doce e sensível). É estranho, mas acho difícil alguma de nós não se identificar. Como ele conseguiu expressar em palavras coisas tão profundas da realidade que experimentamos nos dias atuais e que sem dúvidas nos inquietam, nos agridem, nos confundem. Sentia e percebia porém ele verbalizou, problematizou, construiu o raciocínio e trouxe a reflexão e isso fez toda a diferença. Ainda estou mastigando.

O que posso dizer é que me ajudou a encontrar ou buscar ainda mais sentido. Me ajudou a esclarecer ainda mais o sentimento de liberdade que não quero perder: não eu não tenho que fazer nada que a sociedade me impõe, eu sou livre para encontrar o meu caminho, para descobrir e viver minha missão de vida como mulher, esposa, filha, arquiteta, compositora e, se Deus assim permitir em breve, mãe. Me ajudou a perceber que aquilo que nós temos de único e feminino, tem valor inestimável. Num mundo de objetividade, racionalismo, dominação pela força, dureza, rivalidade, chatice, conhecimentos e coisas, tendemos ao desequilíbrio total. Não é sustentável. O papel da mulher não é de mostrar que ela pode fazer o mesmo que os homens! Já provamos isso para nós mesmas, não há limites para nós. Mas podemos contribuir com algo mais. A valorização da pessoa, a visão de mulher, a intuição, a contemplação, o subjetivo, porque não um pouco dos sentimentos de que os homens tanto se escondem e temem, o diálogo, o prazer de servir e estar junto, a ternura, dentre tantos outros aspectos tomados com desprezo ou mesmo como fraqueza.

“Nossa civilização ocidental é regida por valores masculinos: objetividade, razão, poder, eficiência, rivalidade. O homem se interessa mais pelas coisas; a mulher pelas pessoas. Ele construiu um mundo das coisas, uma máquina perfeita, enquanto a pessoa sofre, é coisificada. Daí o contraste entre o notável processo científico e tecnológico e degradação da qualidade de vida, questão subjetiva e afetiva. A ‘Missão da Mulher’ – Paul Tournier – celebra a intuição feminina, em vez de menosprezá-la. Enfatiza a complementariedade entre homem e mulher como desejo e beleza do Criador.” (Tais Machado, psicóloga e secretária de capacitação da Aliança Bíblica Universitário do Brasil)

http://www.ultimato.com.br/loja/produtos/a-missao-da-mulher-2-edicao

(H)A esperança

Author: susanadeoliveira

“Porque Ele vive, posso crer no amanhã.”

Vai ao mar

Author: susanadeoliveira
.
.
“(…) vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda (…)”
Mateus 17:27
.
.
Mulher, Ele se importa conosco, Deus se importa. Sabe dos mínimos detalhes. Como são lindas as palavras de Jesus, tesouros escondidos, preciosíssimos. Para cada situação um ensino, uma deixa, uma promessa, um conforto de seus cuidados. Naquela ocasião, havia um imposto a ser pago, uma quantia em moeda. Jesus orienta seu discípulo que vá ao mar. Pedro sabia pescar, era sua profissão. Não foi a toa que o mandou ao mar. Como é valioso o trabalho de nossas mãos! O que você pode fazer com suas mãos?! Vá ao mar. Encare o mar e lance o seu anzol. Qual é a direção que Ele te orienta a lançar o seu anzol? Suas palavras tem poder. Faça isso com fé, mulher. E continue crendo! Seus braços ficaram fortes. Você é forte e corajosa. Mas sabe, descansa, confia em Deus! Ele tem cuidado de nós. E o primeiro peixe que fisgar, na sua boca, lá estará sua moedinha. Pode ser difícil compreender, mas o fato é que não precisamos de dinheiro, essa vida não é uma corrida atrás do vento! Tudo o que precisamos está escondido em Cristo. E Ele é fiador de suas promessas. Sorria para o futuro certo e cheio de esperança que o Pai preparou para você e para os seus queridos.